TOC- Uma comédia Obsessiva
Compulsiva é uma montagem gaúcha que estreou no Porto Verão Alegre, em janeiro, e cumpre atualmente a segunda
temporada igualmente com grande sucesso de critica e publico.
Assisti ontem no Theatro São Pedro-que estava LOTADO- e fiquei imensamente feliz em ver
o Teatro assim, cheio de gente prestigiando a arte local. Me senti orgulhosa,
ainda mais ao perceber que eu não conhecia ninguém, ou seja, não era o publico
frequentador de teatro “de sempre” – até mesmo porque esse “de sempre” estava assistindo
a programação do Festival Palco Giratório que acontece durante todo o mês de maio, em Porto Alegre.
O cenário é simples, quase minimalista e muito bem construído: Uma sala de espera
de um consultório: com um sofá, uma mesa e seis cadeiras (3 de cada). Uma unica
porta e o piso delimitado com led, demonstrando a contenção espacial. Neste
ambiente chegam, um por vez, os pacientes do Dr. Clóvis Schartzmann . A primeira paciente tem TOC com
limpeza. A segunda, com mania de perseguição e o terceiro- entre outras coisas- tem
sinceridade compulsiva. Fala sempre a verdade, não importando o que isso possa acarretar em suas relações. Enquanto
aguardam e, à medida em que se apresentam, vão aos poucos tentando entender
porque todos estão ali, timidamente mostrando suas vulnerabilidades - nos dando pequenas pinceladas do motivo que os levou ao Dr. Clóvis Schartzmann (que ninguém conhece pessoalmente).
Chega então um quarto
elemento: um entregador de pizzas com um pedido feito para aquele endereço. Como
ninguem fez o pedido e ele se recusa a ir embora antes de receber o dinheiro, resolve
aguardar o Doutor chegar. O que se passa naquelas horas de espera é hilário. Passando
do trágico ao cômico, os pacientes encaram as suas fobias através de uma nova
perspectiva: o outro. E, como estão no “mesmo barco”, conseguem se abrir...dividindo
suas dores e angustias. A empatia de
saber ouvir – sem julgar- colocando-se no lugar do outro opera milagres. Essa é a principal idéia da peça. A doença não
é o protagonista e sim a Cura, que se dá através do convívio e da troca de experiências.
Mostrar que, independente das manias, (ou por causa delas) cada um é único, mas todos merecem o seu lugar no grupo, na sociedade, no mundo. Acolhimento e respeito são chaves que transformam vidas para sempre.
É muito bonita e bastante lúdica a abordagem inclusiva da peça. No gênero da comédia é relativamente fácil cair no lugar comum, tentando atingir o espectador a qualquer custo, mas não é o que se vê nesta montagem que conta com uma equipe afinada e de talentos que se somam.
A direção atenta de Lutti Pereira faz o texto de Artur José Pinto criar vida através da encenação que conta com um elenco perfeitamente entrosado e equilibrado, composto por Leticia Kleemann – ("Elas"/ Açorianos de melhor atriz coadjuvante por “Nós (em off)”), Juliana Barros (“O método Abreuq”/ “Os dois Gemeos Venezianos”), Daniel Lion e Vinicius Petry que também assina o desenho de som.
Mostrar que, independente das manias, (ou por causa delas) cada um é único, mas todos merecem o seu lugar no grupo, na sociedade, no mundo. Acolhimento e respeito são chaves que transformam vidas para sempre.
É muito bonita e bastante lúdica a abordagem inclusiva da peça. No gênero da comédia é relativamente fácil cair no lugar comum, tentando atingir o espectador a qualquer custo, mas não é o que se vê nesta montagem que conta com uma equipe afinada e de talentos que se somam.
A direção atenta de Lutti Pereira faz o texto de Artur José Pinto criar vida através da encenação que conta com um elenco perfeitamente entrosado e equilibrado, composto por Leticia Kleemann – ("Elas"/ Açorianos de melhor atriz coadjuvante por “Nós (em off)”), Juliana Barros (“O método Abreuq”/ “Os dois Gemeos Venezianos”), Daniel Lion e Vinicius Petry que também assina o desenho de som.
A iluminação de Fernando Ochoa acompanha
a curva tragicômica-dramática do texto valorizando e evidenciando nuances do
cenário. A concepção do figurino de Daniel Lion, premiado por “Arena Selvagem, “Metamorphosis”
e “Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços” entre outros, é simples e perfeitamente adequada, ajudando a
compor o perfil psicológico dos personagens.
Apesar da excelente acústica do teatro, a escolha pelo uso de microfonia, pouco utilizada nas produções locais, foi bastante positiva. Ainda merecendo atenção especial à regulagem entre os diferentes timbres de voz dos atores.
Apesar da excelente acústica do teatro, a escolha pelo uso de microfonia, pouco utilizada nas produções locais, foi bastante positiva. Ainda merecendo atenção especial à regulagem entre os diferentes timbres de voz dos atores.
É uma comédia atemporal que tem
tudo para seguir arrancando aplausos e risadas por muitas temporadas no cenário
cultural gaucho e quiçá, alçar voos mais altos.
Eu recomendo.
É uma terapia intensiva de BOM humor e algo mais...
Indicado a todos, principalmente aos virginianos!
Eu recomendo.
É uma terapia intensiva de BOM humor e algo mais...
Indicado a todos, principalmente aos virginianos!
Porquê de perto, ninguém é
normal.
E rir é sempre o melhor remédio.
E rir é sempre o melhor remédio.
Vá ao teatro!
Ana Paula Bardini
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